Você está em: Notícias»Ipiranga fortalece a produção com apoio da Coopegera

Ipiranga fortalece a produção com apoio da Coopegera

A atual gestão da prefeitura de Ipiranga tem como meta o fortalecimento da produção pecuária. Para consolidar esse objetivo, o município possui uma parceria junto à Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos dos Campos Gerais (Coopegera) ainda no ano de 2021. Por meio de ações de monitoramento e qualificação, Ipiranga já começa a colher frutos dessa iniciativa. De acordo com o secretário municipal de Agropecuária, Faustino Pereira Filho, a ovinocultura tem possibilitado uma ampliação na geração de renda para os trabalhadores rurais. Segundo o responsável pela pasta, a Coopegera tem atuado com apoio de uma equipe técnica dentro das propriedades. “Atualmente, já temos uma ótima perspectiva para o futuro. Já temos vários produtores cadastrados nesse programa”, destacou Faustino. Uma das apostas tanto da prefeitura como da cooperativa para fomentar a cadeia de produção pecuária é a instalação do novo frigorífico FrigoVille na cidade de Reserva. As atividades no local devem começar até novembro deste ano. “É muito importante ressaltar a importância deste novo empreendimento para Ipiranga e toda a região. É um empreendimento que vem de encontro com os projetos que são desenvolvidos por meio dessa parceria”, reforçou Faustino. De acordo com o superintendente de Inovação e Negócios da Coopegera, Izaltino Cordeiro dos Santos, a existência de um segmento pecuário organizado desde a base potencializa as chances de novas indústrias se instalarem na região. “Nós já temos um mercado consumidor pronto dentro das nossas cidades. O que precisamos é estabelecer um padrão de qualidade nas fazendas e processar os produtos de maneira adequada”, afirmou. Outro projeto que chegou para incentivar cada vez mais a criação de ovinos e caprinos na cidade foi a realização da 1ª ExpoIpiranga. O secretário Faustino destacou que essa iniciativa, realizada em abril deste ano, colocou o município na rota dos grandes eventos vinculados ao setor à nível estadual. “Tivemos uma grande visibilidade neste projeto, que teve cerca de 100 animais expostos. Já estamos alinhando os planos para a 2ª ExpoIpiranga, que ocorrerá ainda em novembro de 2022”, concluiu. Coopereativa busca abrangência regional A Coopegera surgiu em função de uma demanda existente na região dos Campos Gerais. “Sempre realizamos eventos que representaram muito bem o setor da ovinocultura, especialmente em Ponta Grossa. Diante dessa influência, surgiu a oportunidade de nos organizarmos enquanto cooperativa”, explicou o superintendente da Coopegera, Izaltino Cordeiro dos Santos. “O trabalho feito com apoio de políticas públicas é fundamental para que o setor tenha uma estrutura e qualificação em curto e longo prazo. Temos como meta realizar parcerias com todas as cidades da região”, concluiu.