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Alargamento, nova trincheira e mais! BR-277 tem horizonte de novidades com novo pedágio

Alargamento, nova trincheira e mais! BR-277 tem horizonte de novidades com novo pedágio
Quando o assunto é o escoamento da produção até o Porto de Paranaguá, o turismo nas praias do Paraná e Santa Catarina ou o acesso a Curitiba, a maior capital do Sul do País, todos os caminhos levam ao trecho da BR-227 onde está localizada a praça de pedágio de São Luiz do Purunã, que será reativada após a conclusão do processo de concessão do lote 1, novo modelo de exploração das rodovias do Estado. O leilão para definir que empresa ou consórcio ficará responsável por elas está previsto para o próximo dia 25 na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Segundo informações do Estudo do Tráfego do lote 1, a praça de pedágio de São Luiz do Purunã, no km 32,8 da BR-277, que fica no trecho de quase 70 km entre o entroncamento com a BR-376 e o acesso oeste de Curitiba, tinha o maior volume diário do Paraná: de 28 mil a 29 mil veículos, conforme a média anual com base nos dados do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do estado, sendo 17 mil veículos leves e o restante caminhões de até 04 eixos. O volume é o maior registrado entre as antigas concessões do Anel da Integração, sendo que o pico registrado pelo estudo ocorreu em outubro de 2019, com a média de 35 mil veículos por dia naquele mês. Diante disso, a pista dupla se torna insuficiente para atender as demandas de trabalhadores no trânsito, dos caminhões carregados rumo ao Porto de Paranaguá ou dos turistas em uma saga para chegar até o litoral. Para mudar o cenário do trecho federal mais movimentado do Paraná, o Plano de Exploração da Rodovia prevê o alargamento da BR-277, com uma ou duas faixas adicionais em um trecho de 60 km da estrada já duplicada. A previsão de entrega das obras é de 5 a 7 anos.


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